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Gêneros e Tipos Textuais - Parte 1


Organizam-se em gêneros tanto os textos produzidos nas situações mais básicas da comunicação (notícias, e-mails, telegramas, manuais, crônicas, etc.), quanto os textos literários, aqueles que se utilizam dos recursos expressivos da linguagem literária, em geral, com uma linguagem mais pessoal e carregada de emoções e valores.
 
A formação de um gênero textual é influenciada pela função a ser desempenhada, pelo público a que se propõe alcançar, pela mensagem a ser transmitida, enfim, pelo contexto em que é estruturado. Assim, cada gênero comporta variações características em sua coesão textual, na coerência entre seus elementos, na impessoalidade, e na utilização de recursos como a conotação e a denotação da linguagem.
 
 
       
 
 
Compreender as nuances de cada um dos gêneros textuais é essencial à própria compreensão da dinâmica da linguagem em si de maneira crítica, associando-a às relações sociais que a envolvem. Vejamos então as características de alguns dos principais gêneros textuais da nossa língua:
 
O TEXTO ARGUMENTATIVO
Este gênero guarda o espaço para a expressão da opinião do autor sobre determinado assunto. Na apresentação das ideias, o autor pode se colocar de maneira direta e pessoal, utilizando-se para tanto do discurso em 1ª pessoa e de expressões introdutórias que exprimem opiniões pessoais, como “na minha opinião”, “penso que”, etc.. Poderá manifestar-se ainda de maneira impessoal, fazendo uso da 3ª pessoa no discurso e de expressões como “convém lembrar”, “é provável que”, etc.
 
Em geral, os textos argumentativos apresentam três partes essenciais: a introdução, em que é apresentada a ideia principal a ser trabalhada no texto; o desenvolvimento, em que o autor apresenta os argumentos que fundamentam o ponto de vista defendido e a conclusão, em que se confirma e retoma a ideia principal apresentada.
 
O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
É o gênero textual mais cobrado nos vestibulares e exames do país. A avaliação geralmente paira não só sobre o vocabulário do autor e as ideias expostas, mas também em torno da sua capacidade de concatená-las logicamente e da maneira como utiliza as palavras e seus sentidos.
 
No texto dissertativo, o autor discorre sobre determinado tema explicando-o. Em geral, a dissertação está relacionada com a transmissão de conhecimento e não com a persuasão sobre um ponto de vista. De outro lado se encontram os textos argumentativos que, como foi visto, visam primordialmente à defesa de uma opinião. O texto dissertativo-argumentativo é aquele que, além de trazer informações e explicações sobre determinado assunto, traz também o posicionamento do autor no sentido de persuadir o interlocutor.
 
Assim como os textos argumentativos, convencionalmente, dividem-se em três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão). Há o predomínio da linguagem clara, objetiva e impessoal apresentada com o uso do padrão culto e formal.
 
O TEXTO PUBLICITÁRIO

É um tipo de texto argumentativo construído para persuadir e seduzir o interlocutor. Para tanto, utiliza-se, na maioria das vezes, tanto da linguagem verbal, quanto da linguagem visual que apontam para as eventuais vantagens no consumo de determinado produto. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, mas é quase sempre direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metonímias, metáforas e da ambiguidade.

 

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